sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

20 de Janeiro - Dia de São Sebastião (Oxóssi)

OXÓSSI
Sincretismo: São Sebastião



1. Oxóssi, na Umbanda, é representado pela linha de caboclos e caboclas, entre eles Urubatã, Araribóia, Caboclo das Sete Encruzilhadas, Sete Flechas, Cabocla Jurema, etc.
2. Sua energia é derivada da mata. É o Orixá da caça e da fartura. É associado ao frio e à noite.
3. Oxóssi ensina o equilíbrio ecológico parecendo um índio muito forte; caça os espíritos perdidos os trazendo para a luz.
4. Oxóssi é considerado o chefe dos caboclos, índios e boiadeiros. Quando seus falangeiros incorporam nos terreiros, são as entidades que mais se locomovem, fazendo movimentos rápidos e emitindo seus assovios e brados de guerreiros da mata. A grande maioria dos trabalhadores da linha de Oxóssi é formada por grandes guerreiros que combatem e desmancham trabalhos de feitiçaria e magia negativa.
5. Enquanto Orixá que encerra a fartura e a prosperidade, a energia de Oxóssi propicia o alimento material e o alimento do espírito na eterna busca pela sua evolução. Dinamiza a sede pelo saber nos espíritos fragilizados.
6. No Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo é sincretizado com São Sebastião e festejado por isso em 20 janeiro; na Bahia, é sincretizado com São Jorge, cujo dia de festa é 23 de abril.
7. A energia de Oxóssi é regente também da fauna e da flora, da lavoura e da agricultura, permitindo boa colheita e plantio. Os Caboclos trouxeram para a Umbanda toda a magia dos Pajés, a defumação pelos charutos e cachimbos, e o poder milagroso das ervas que são passadas para banhos de limpeza e chás para a parte física; ajudam na vida material com trabalhos de magia positiva, limpam a nossa aura e proporcionam uma energia de força que irá auxiliar e encorajar o nosso espírito preparando-o para que consigamos o nosso objetivo. Com uma postura forte, de voz vibrante, os caboclos trazem as forças da natureza, manipulando essas energias para trabalhar nas questões de saúde, vitalidade e no corte de correntes espirituais negativas. Seu linguajar pode se assemelhar ao dos indígenas, paramentados ou não com cocares, arcos e flechas, machadinha e espadas.
8. Características dos filhos (arquétipo) de Oxóssi: As pessoas consideradas filhas de Oxóssi são alegres, expansivas, preferem agir a noite, como os caçadores. São faladores, ágeis e de raciocínio muito rápido. Sabem lutar e alcançar o que almejam, como que lançando uma flecha e acertando o alvo. Sabem dominar mas quando raivosos, ferem as pessoas com palavras e atitudes, como se fosse dada uma flechada. Quando amam, são zelosos e fiéis, não toleram ser enganados. São muito trabalhadores e honestos.
9. Cor: Verde
10. Fio de Contas (Guia): Verde e branco, ou somente verde
11. Ervas: Acácia-jurema, alecrim de caboclo, araçá, cabelo-de-milho.
12. Símbolo: Arco e flecha
13. Pontos da Natureza: Matas
14. Flores: Flores do campo
15. Pedras: Jade, Malaquita, Quartzo Verde, Amazonita
16. Metal: Bronze e Latão
17. Saúde: Aparelho Respiratório
18. Dia da Semana: Quinta-feira
19. Elemento: Terra
20. Saudação: “Okê Arô, Okê Odé”, “Okê Caboclo”, “Okê Bambi Ôcrim”
21. Bebida: Água, Vinho tinto, Sumo de Frutas, caldo de cana
22. Fruta: Frutas Variadas
23. Comidas: Milho
24. Data Comemorativa: 20 de Janeiro
25. Sincretismo: São Sebastião
26. Incompatibilidades (Quizilas): Cabeça de animais, mel e ovo

Um comentário:

  1. Cada dia eu aprendo mais, agradeço a ferramenta que só ajuda no crescimento de

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário!
Não serão aceitos comentários desrespeitosos e nem palavreado impróprio.