Glossário

Este Blog nasceu da ideia de trazer mais informações e esclarecimentos à pessoas que queiram conhecer mais sobre a Umbanda, independente se por iniciação à religião ou simplesmente por curiosidade.


Desta forma, estou acrescentando este Glossário ao Blog, para que os termos usados nos textos, possam ser entendidos plenamente.

Sendo assim, peço a colaboração de todos, para informar se há algum termo no Blog que você não entendeu seu significado, para que possa ser incluído aqui.
Na medida que forem me perguntando (pode ser por qualquer via de comunicação - Blog, e-mail, Facebook, etc) eu vou acrescentando aqui.
Não se preocupe se é um termo simples, não tenham vergonha, pois a sua dúvida pode ser de muitos outros que nos visitam.

Obrigada a todos pelas visitas e contribuições!


GLOSSÁRIO

Assistência - Pessoas que vão aos trabalhos para atendimento. Vão para tomar um passe, para receber aconselhamentos, para conhecer, etc.

Atabaque - Instrumento musical, tambor, utilizado na maioria das casas, cultos e sessões umbandistas.

Atabaqueiro - Médiuns que tocam o atabaque e através do som, criam um campo energético que ajudará nos trabalhos.

Baiano / Baiana - Entidade espiritual que se apresenta como nordestino. Alguns ainda se apresentam como cangaceiros.

Boiadeiro - 
Entidade espiritual que se apresenta como peões, boiadeiros da espiritualidade.
Cabocla / Caboclo
 - Entidade espiritual que se apresenta como indígena.

Cambono / Cambona - Pessoa responsável por auxiliar os Guias incorporados em seus trabalhos.

Cigano / Cigana -  Entidade espiritual que se apresenta como o povo nômade cigano.

Combonar - Trabalho de auxiliar os Guias incorporados, não deixando faltar seus elementos e instrumentos. Também servem de tradutores para as pessoas que são atendidas pelas entidades.

Congá - Altar umbandista.

Corimba - Pessoas que são responsáveis pelos cânticos.

Corrente - Área onde ficam o altar e os médiuns para a realização do culto. Também pode ser chamado de Gira.

Descarrego - Retirada de toda a carga negativa de uma pessoa e é feito encaminhamento dessas energias para onde devem. Em alguns casos essas energias podem vir de espíritos obsessores que também são devidamente encaminhados.

Desencarnados - Espíritos de pessoas que já faleceram.

Deus - Ser divino, O Criador de tudo. Na Umbanda ele pode ser chamado de Zambi, Olorum, Tupã, etc, mas todos os nomes representam o mesmo e único Deus.

Encarnados - Espíritos das pessoas que estão vivas.

Erê - Entidade espiritual que se apresenta como criança.

Exu - Entidade trabalhadora da Umbanda. Ele é o mensageiro dos Orixás e executor das Leis de Deus. Por ser uma entidade neutra, pode transitar entre os mundos espirituais (luz e trevas) e por isso muito confundido como uma entidade ruim. Ele é como um policial do mundo espiritual, podendo transitar por todos os lugares realizando "prisões" e resgates e tudo mais o que for necessário para a sua evolução. A grosso modo é o primeiro degrau na evolução espiritual.

Gira - Sessão de trabalho, reunião dos médiuns para a realização do culto.

Guia - (1) Colar de contas utilizado pelos médiuns durante os trabalhos. Cada guia tem suas cores, funções e origens.
        (2) Entidade trabalhadora da Umbanda. Espíritos de luz que trabalham através de seus médiuns em busca de evolução.

Macumba - (1) Instrumento musical africano.
              (2) Sinônimo da palavra segredo. Os escravos não podiam cultuar os seus Orixás, pois os senhores obrigavam eles a se converterem católicos. Quando eles precisavam fazer suas oferendas e alguém (que não conhecia dos rituais) perguntava sobre o que estava sendo feito, eles diziam "macumba", que era "segredo".

Marinheiro - Entidade espiritual que se apresenta como marujos, marinheiros, trabalhadores do mar.

Mediunidade - Nome dado a capacidade humana que permite uma comunicação entre homens e espíritos. Esta capacidade se manifesta em toda e qualquer pessoa, de forma mais ou menos intensa, independente de raça, credo ou qualquer outra condição. Fisicamente está ligada a uma glândula que se localiza no meio da cabeça, a Glândula Pineal.

Médium - Pessoa que possui mediunidade de forma mais perceptível. Em algumas fontes de pesquisa o termo médium vem de "meio", pois o médium é apenas o meio de comunicação e trabalho entre os espíritos e os homens.

Mirim - Entidade espiritual que se apresenta como criança.

Orixá - Denominação de origem africana para uma divindade que representa uma força da natureza criada por Deus. Na Umbanda, alguns Santos católicos foram sincretizados com cada Orixá e as forças da natureza que representam, formando assim o panteão umbandista.

Pai/Mãe de Santo - Sacerdote do Culto. Normalmente é o(a) médium com mais experiência do grupo e/ou ainda o(a) médium fundador(a) do grupo.

Panteão - Conjunto de divindades cultuadas por uma religião.

Passe - Reorganização do campo energético astral feito pelas entidades. São reorganizadas e recarregadas as energias positivas e retiradas as negativas.

Pemba - Giz cônico africano. A mais utilizada é a Pemba branca, mas pode ser encontrada em diversas cores e cada uma tem sua função.

Preto Velho / Preta Velha - Entidade espiritual que se apresenta como uma pessoa idosa, ex escravo geralmente.

Sincretismo - União de doutrinas, fundamentos de diversas religiões. É fazer a equivalência entre cada elemento de religiões diferentes, como por exemplo o sincretismo entre os Santos católicos e os Orixás africanos.

Umbanda - Religião brasileira, que mistura elementos de diversas religiões: Católica, Espírita, religiões africanas e indígenas. A Umbanda cultua a Deus e às suas criações - as forças da natureza - que são sincretizadas cada uma em um Orixá, ou Santo.