quinta-feira, 23 de agosto de 2012

24 de Agosto - Dia de São Bartolomeu (Oxumaré)

OXUMARÉ 

Sincretismo: São Bartolomeu



1. A origem do Orixá Oxumaré remonta ao país Mahi (Daomé), lá chamado de Dan, que representa a serpente. Para os Yorubanos é Oxumaré, o arco-íris.
2. Segundo a lenda, metade do ano Oxumaré é macho, representado pelo arco-íris, a outra metade do ano fêmea, quando assume a forma de uma cobra. Oxumaré irradia as sete cores que caracterizam as sete Linhas de Umbanda, nelas atuando como elemento renovador.
3. Sua representação faz-se pelo arco-íris, ou pela serpente que enrola e engole seu próprio rabo, o Oroboros, símbolo que está relacionado ao ciclo de evolução, voltando-se sobre si mesmo. Esse símbolo, contém as idéias de movimento, continuidade, eterno retorno, por isso mesmo engloba em si o movimento das encarnações sucessivas dos indivíduos, mostrando sua contínua busca para a evolução. É uma referência à criação do próprio universo. Na obra Magic Symbols de Frederick Goodman, é definido como o símbolo de sabedoria dos verdadeiros filósofos. Por isso mesmo, nenhum símbolo poderia representar melhor o Orixá Oxumaré, uma vez que sua energia enseja todo esse moto contínuo, esse processo constante dos ciclos humanos, da busca de evolução pelos espíritos em diferentes planos espirituais.
4. É um Orixá do início da criação do mundo, segundo a lenda, filho de Nanã, irmão de Omulu. Dentro desse conceito, a energia do Orixá Oxumaré é associada á aglutinação da matéria para formar o mundo, sua energia estaria ligada aos astros e aos oceanos em movimento. Esse movimento representa, também, a rotação da Terra, seu translado em torno do Sol, sempre repetitivo; todos os movimentos dos planetas e astros do universo, regulados pela força da gravidade. Se essa ação terminasse de repente, o universo deixaria de existir, sendo substituído imediatamente pelo caos.
5. Através do arco-íris, Oxumaré realiza o movimento de levar e trazer a água dos mares, lagos e rios para o céu em forma de vapor, onde se aglutina em forma de nuvem que forma a chuva, que se derramará novamente sobre o solo terreno. E assim sucessivamente, sempre recomeçando esse processo continuamente.
6. Oxumaré é energia de movimento, de fertilidade, de fartura e de eterna continuidade da vida do espírito.
7. É ainda, associado ao cordão umbilical, já que realiza a ligação entre o mundo espiritual e o mundo dos homens encarnados. Pierre Verger associa Oxumaré ao misterioso, citando que na África existe uma tradição de se enterrar a placenta e o cordão umbilical do recém-nascido sob uma palmeira, que deverá ser zelada, já que a saúde daquele indivíduo dependerá da boa conservação daquela árvore.
8. Há, porém, no culto umbandista, em algumas tradições, o hábito de associar o Orixá Oxumaré como uma qualidade da Orixá Oxum. Fato que não poderia ser mais errôneo. Isso se dá pelo prefixo Oxum estar presente no nome dos dois Orixás, e pela dualidade que emana do Orixá Oxumaré, o que leva as pessoas a não saberem classificar a energia emanada desse Orixá como masculina ou feminina. Isso porque nele se encerram os dois gêneros ao mesmo tempo. Tal fato, porém, não é indicativo de que os filhos e médiuns desse Orixá carregam essa dualidade em sua vida. De forma nenhuma. A energia é dual, mas esse aspecto energético não reflete em ambigüidade ou mesmo inversão de sexualidade de seus médiuns ou filhos, fato que estaria indo contrariamente às regras criadas pelo Pai Divino, já que com isso, traria um determinismo que não pode ser compreendido em sã consciência, uma vez que bastaria que o espírito nascesse sob a proteção energética do Orixá Oxumaré para carregar em si todos os aspectos de dualidade.
9. Oxumaré é masculino e feminino; é o lado positivo e negativo, yin e yang, bem e mal. Dia e noite, tese e antítese. Ou seja, tudo aquilo que for dual está associado à energia desse Orixá, isso ocorrendo por ser ele representativo do movimento constante das coisas.
10. Características dos filhos (arquétipo) de Oxumaré: Seus filhos, assim como conta a lenda de Oxumaré, em sua maioria no início passam por muitas dificuldades, quase miseráveis, porém mais tarde, dando a grande volta em seu caminho, se tornando ricos, poderosos, e muitas vezes orgulhosos. Porém, nunca se negam a ajudar quando alguém realmente precisa deles. E não raro, é ver um filho de Oxumaré se desfazer de algo seu, em favor das necessidades, com a maior facilidade, contrapondo seu estado de orgulho e ostentação, a exibir sua riqueza. Nessa fase estão no arco-íris, a fase mais doce e sincera que possuem. São pessoas de temperamento fácil de se lidar estando calmas, porém, se tornam terríveis quando com raiva, representando nesse estado a Serpente, que vem trazendo o lado negativo de Oxumaré, o seu lado mais perigoso, que é a falsidade e a perversidade. Tudo muda em suas vidas: Os amigos, os romances, as cidades que moram. Gostam de mudanças e quando a fazem, se tornam radicais. Podem desenvolver a bissexualidade, pois faz parte de característica deste orixá, que é 6 meses homem e 6 meses mulher, não que seus filhos tenham os dois sexos, mas que podem gostar e sentir atração por homem e mulher, de forma natural.
11. Cor: Verde e Amarelo (cores do arco-íris, ou, amarelo rajado de preto)
12. Fio de Contas (Guia): Verde e Amarelo
13. Ervas: Pente de Oxumaré e a Folha da Tangerina
14. Símbolo: Cobre e Arco-íris
15. Pontos da Natureza: Próximo da queda da cachoeira
16. Flores: Amarelas
17. Pedras: Ágata (Topázio, esmeralda, diamante)
18. Metal: Latão (Ouro e Prata mesclados)
19. Saúde: Pressão baixa, vertigens, problemas de nervos, problemas alérgicos e de pele
20. Dia da Semana: Terça-feira
21. Elemento: Água
22. Chakra: Laríngeo
23. Saudação: Arrobobô Oxumaré (Eis o arco-íris)
24. Bebida: Água Mineral
25. Animais: Cobra
26. Comidas: Batata doce cozida amassada com mel e dendê colocadas em forma de cobra, bertalha com ovos
27. Data Comemorativa: 24 de Agosto
28. Sincretismo: São Bartolomeu
29. Incompatibilidade (Quizilas): Sal, Água Salgada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!
Não serão aceitos comentários desrespeitosos e nem palavreado impróprio.